Teste Levain

Olá!

Vejo muita gente com dificuldade em criar seu próprio levain em grupos nas redes sociais, acho que é a maior dificuldade inicial para quem quer dar seus primeiros passos no mundo dos pães de fermentação natural. Mas não precisa ser algo tão difícil.

Há materiais internacionais bem bacanas que oferecem passo a passo bem claros para este processo. Há poucos dias comecei a ler o livro da Apollonia Poilâne, da padaria Poilane, nos EUA. Nessa obra recente ela compartilha um método de criar um starter a partir de farinha branca, farinha integral, água e yogurte, que ao final de 2 míseros dias, estará pronto para uso na receita de um pão. Exato amigos, é isso mesmo, 2 dias. Bem diferente daquela expectativa de 7 ou mais dias que os métodos mais tradicionais defendem.

Há dois dias comecei o teste aqui. A primeira dificuldade foi achar um Yogurte que garantisse a cultura viva de bactérias. Fiz uma primeira vez com um yogurte da danone, e claro que não deu certo, descartei tudo. Depois, pesquisei e encontrei algumas marcas que destacavam no rótulo a vida das bactérias. A única marca que encontrei num supermercado aqui de Campinas foi a Keiff Kefir.

Pasmem, em 2 dias o fermento já estava pronto, sim, isso mesmo… 2 dias.

Vou fazer um teste fazendo um pão em breve e compartilho em breve… fiquem atentos aqui no blog, no Instagram e na página do facebook. Inscreva-se aqui no blog para receber atualizações.

Querem conhecer um pouco mais sobre a padaria e a padeira que comentei? Clica aqui. Vou deixar aqui também, pra facilitar, o link da Amazon para compra do livro caso alguém tenha interesse, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: