Sobre ser amador

Se alguém me perguntasse hoje – Cadu, qual é sua profissão!? – confesso que eu ficaria meio perdido. Eu já fui estagiário, assistente de vendas, vendedor técnico, supervisor de vendas, professor de educação física, fotógrafo… A pandemia atingiu minha profissão em cheio, antes dela eu trabalhava com fotografia de eventos sociais em família e retratos, mas com o isolamento e o distanciamento social, as reuniões foram desencorajadas, e apoio isso como medida de saúde pública. Assim, tive que me virar e me tornar produtivo. Eu já fazia pães de fermentação natural em casa antes da pandemia, família e amigos eram os prestigiados, mas a necessidade de mudança me fez oferecer meus pães para mais pessoas. Amigos até começaram a me chamar de padeiro, mas eu prefiro padeiro amador.

Eu comecei a estudar sobre pães com o livro Pão Nosso, do Luiz Américo Camargo. Me identifico com o modo que ele trata a si mesmo – Padeiro Amador.

Quando dizemos assim a primeira impressão é que não somos qualificados adequadamente para aquilo, que somos iniciantes. Eu gosto de pensar por outro prisma. Amador é aquele que ama, que cuida, que se dedica e põe energia. Aquele que enfrenta as dificuldades com paciência e diálogo cuidadoso e silencioso… tudo que um bom pão precisa pra sair do forno bonito, gostoso e perfeito.

Então, se o Rei Leônidas aparecesse aqui na minha frente, agora, e me perguntasse – What is your profession? – eu talvez responderia – hoje, sou padeiro amador, senhor! – Mas já emendaria e, claro, perguntaria a ele – É contra quantos mesmo!? rsrs

E vocês que fazem pão em casa, qual a sua profissão!?

Fica aqui a minha dica de leitura para você que quer começar a fazer um ou outro pão no conforto do seu lar. Mãos à obra… ou melhor, mão na massa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: